O Safari Chinês

África deixou de ser um continente à deriva. O interesse da China pelas suas matérias-primas mudou as regras do jogo. Daí que o continente negro conheça actualmente um crescimento sem precedentes e volte a suscitar todas as cobiças. Desta vez, as centenas de milhares de chineses que para lá se precipitam levam já bastante avanço. Seduzem os ditadores ao investirem sem falar em democracia e seduzem os povos porque constroem estradas e barragens.
Deixar-se-ão os ocidentais, e em particular a Europa, ultrapassar? Quais as consequências ecológicas desta nova corrida ao ouro? De que modo reagem os africanos? E como está a decorrer o encontro destes dois mundos tão diferentes?
Os autores deste documento apaixonante, simultaneamente de pesquisa e narrativa, percorreram quinze países em busca destes novos colonos: dos campos sacrificados no coração da China às poltronas estofadas a cabedal dos ministros africanos, das florestas ameaçadas do Congo aos karaokes da Nigéria, ao longo dos oleodutos do Sudão e dos caminhos-de-ferro de Angola. O que eles contam é a aventura dos chineses que se lançaram à conquista de uma terra que o Ocidente apenas julgava predestinada a receber ajuda humanitária.


O Safari Chines @WOOK

0 comentários: